O FAZER PEDAGÓGICO-2009

terça-feira, 7 de julho de 2009

Reflexão: Atuação do Professor

Poder ser um professor "suficientemente bom" não se consegue com técnicas ou com cursos. Requer um trabalho constante consigo mesmo para construir uma postura, um posicionamento como aprendente, o qual resultará em modos de ensinar. Um bom ensinante é um bom aprendente. A difícil tarefa do professor ou da professora pode tornar-se prazerosa quando almeja fazer consigo mesmo o que propicia oas outros(FERNÁNDEZ,2001,p.36
)
Entretanto, para se obter sucesso e realmente qualificar, precisamos compor o par educativo. O aprendiz necessita confiar e querer trabalhar com seu ensinante. Essa composição requer uma predisposição, atenção dilógica, conhecimento, intencionalidade e sutileza.
Faz-se urgente a implantação de programas que, de fato, sesibilizam as crenças dos professores. A transformação da prática é resultado da transformação da crença nessa prática, e crença não se transforma por decreto ou por pressão. Transformar crenças exige um trabalho dentro de quatro constantes e incansáveis dimensões: tempo, diálogo, prática e apoio. Quanto mais sincronizados os três últimos, menor será o primeiro. Diminuir o tempo e transformar de imediato tem sido exigência de muitos sistemas, que, infelizmente, têm colhido resultados desastrosos e provocado consequências catastróficas no resultado final da aprendizagem.(FURTADO,2007,p.90)

O professor como Sujeito, é o eixo norteador do curso de Formação de Professores. A partir do entendimento desse sujeito como um ser que pensa, sente, tem dúvidas e certezas, acerta e erra,escolhe temas de interesse que são trabalhados de forma transversal, tendo a Tarefa como ponto de encontro entre o professor com ele mesmo e com seu colega. Ela será, também, o ponto disparador das reflexões e das aprendizagens pretendidas. (CALDEIRA; PAROLIN, 2007,p.173)

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