O FAZER PEDAGÓGICO-2009

domingo, 12 de julho de 2009

7º Encontro do Gestar II-Português Pinheiro Machado


O encontro do dia 08/07 foi mais uma vez muito produtivo. Continuamos a leitura do Guia Geral. Após foi feita a explanação dos trabalhos que os Professores Cursistas realizaram nas escolas com seus alunos.Em seguida apresentei através do datashow o Blog "O Fazer Pedagogico2009" no qual faço as postagens referente ao nosso trabalho do Gestar e de coisas que leio sobre a Educação. Se todas as colegas que participam desse encontro conseguirem realizar tudo que propõem e socializam no grupo, já terá valido a pena.
Formadores de pessoas e não escultores
Não somos escultores, pois o escultor lapida a pedra,o barro, enfim, o bruto e transforma em arte, conforme o que ele acredita ser o belo. O aluno não está para ser esculpido, pois não é matéria bruta, tábua rasa ou um carrinho de mercado vazio em que se coloca o que se quer. Ao entrar na sala de aula não podemos deixar de lado nossos sentimentos, pois precisamos ser verdadeiros, autênticos. O Professor é antes de tudo um ser humano e como tal imperfeito e precisa mostrar aos alunos que é um ser imperfeito. Quando demonstramos nossas deficiências e fraquezas, seremos mais compreendidos e respeitados pelos alunos, que verão que somos como eles.Despir a alma frente aos educandos não nos torna fracos, mas mostra sensibilidade, afetividade e ternura.
Em seu livro A arte de educar, Flávio Gikovate afirma que:
O professor tem um trabalho cuja característica principal é se expor diante de platéias difíceis por longas horas. Só não será uma criatura tensa e estressada se puder se mostrar como é. Para isso, necessita de autoconfiança de se saber um ser humano legal. Mas ninguém o é sem ser verdadeiro e consistente, (GIKOVATE,2001 p.52) Extraído do livro Sou Professor! A Formação do Professor Formador Organizadora: Isabel Parolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.