O FAZER PEDAGÓGICO-2009

quarta-feira, 16 de junho de 2010

REUNIÃO
EQUIPE DIRETIVA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E SMECD PINHEIRO MACHADO
DATA:17.06.2010



ASSUNTOS EM PAUTA:
CALENDÁRIO
FUNCIONÁRIOS (ENTREGAR LISTAGEM DE FUNC SERVIÇOS COMPLEMENTARES, DAR CIÊNCIA DOS HORÁRIOS DOS CONTRATADOS EM 2010 E RESTRIÇÕES DE SAÚDE DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS DA REDE)
AS ATIVIDADES DESSES FUNCIONÁRIOS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS DE QUALQUER OUTRO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS GESTORES DAS ESCOLAS
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
RECIPIENTE DO LIXO (PROCURAR COLOCÁ-LOS EM LUGAR COBERTO e REALIZAR UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO)
CONSULTA POPULAR NAS ESCOLAS
COZINHA BRASIL (MULTIPLICADORES)
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
PROJETOS VOLTADOS PARA AÇÃO EDUCATIVA
SAÚDE

AS COLHERES DE CABO COMPRIDO

Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer
o céu e o inferno.

Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão
de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e
desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo
muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia
que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.

Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas
em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam
saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
"Eu não compreendo", disse o homem a Deus, "por que aqui
as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é
tudo igual?"
Deus sorriu e respondeu:
"Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns
aos outros."

Moral:
Temos três situações que merecem profunda reflexão:

1. Egoísmo: as pessoas no "inferno" estavam altamente
preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas
para equacionar a situação;
2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação
caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas
que pudessem resolver o problema;
3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda
mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.

Conclusão:
Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.

* O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso;

* Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.


Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.


E, lembre sempre: A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos .


"A educação não se faz com improvisos, mas com planejamento e compromisso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.