O FAZER PEDAGÓGICO-2009

terça-feira, 29 de junho de 2010

Que a educação seja o processo através do qual o indivíduo
toma a história em suas próprias mãos, a fim de mudar o rumo da mesma.
Como? Acreditando no educando,
na sua capacidade de aprender, descobrir, criar soluções, desafiar,
enfrentar, propor, escolher e assumir as conseqüências de sua escolha.
Mas isso não será possível se continuarmos bitolando os alfabetizandos
com desenhos pré-formulados para colorir, com textos criados por outros
para copiarem, com caminhos pontilhados para seguir, com histórias que alienam,
com métodos que não levam em conta a lógica de quem aprende.
PARA REFLETIR♥
Acredite em si mesmo....
Viva os momentos como se fossem únicos,
Saboreie os segundos como se fosse perdê-los,
Desfrute o sol que brilha inigualável...
Busque seus sonhos......
Você pode estar aonde não idealizou,
Tudo é mutante e mutável,
Corra atrás da estrela cadente,
Alcance a lua no infinito céu...
Abrace,
Beije,
Apaixone,
Ame.
Queira ir além do possível,
Tanja o universo maior, ultrapasse,
Apalpe as nuvens no esplendor do céu.
Derrame sorrisos no espaço laço...
Desperte desta noite insone e nebulosa,
Açambarque os atalhos e encruzilhadas,
Transforme em estrada reta, curvas sinuosas,
Faça brilhar a luz no final do túnel...
Acredita,
Siga,
Sorria,
Viva.
Fale,
Grite,
Busque...
Conquiste.
Queira o total indivisível,
Seja comunhão universal,
Veja a arte praticada,
Persiga,.
E lembre-se.....
A felicidade é construída..
E, acima de tudo, confie e acredite sempre em DEUS!
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS


Sugestões de exercícios para ajudar as crianças a perceberem
as relações entre letras e sons:

1)Ajude as crianças a reconhecerem diferenças de uma única letra que criam diferenças de som e de sentido:

lobo-bobo medo-dedo tiro-tipo coco-coca
faca-vaca menino-menina pato-pata
mel-fel pata-lata mata-mapa

2)Mostrar palavras que se escrevem e se lêem do mesmo modo mas têm sentidos diferentes, dependendo da frase em que se encontram: manga, casa, pé, etc.

3)Apresente as palavras próximas umas embaixo das outras e destaque as partes iguais:

chapeuzinho netinho mata bobo chá
charuto cestinho mala cabo fechado
chata ninho cama lobo fechadura
uma bucha

4)Ensine as crianças a recitar ou a cantar versinhos ou quadrinhas, falando mais alto as palavras que rimam, podem bater palmas quando elas aparecerem.



5)Organizar listas, cartazes ou livrinhos de palavras com a mesma letra ou sílaba inicial.


6)Aproveite situações do dia-a-dia da criança e sugira à ela que crie seus próprios textos músicas, histórias, notícias etc, que sejam de seu interesse.


7)Proponha que descubram uma palavra "escondida" ou contida dentro da outra.

Exemplos:

Qual é a palavra que está "escondida" em todas as palavras abaixo?

barba - acabar - barbado
Resposta: BAR


E nestas outras?

mar - martelo - marmelo - amar - remar - somar - Marcelo

Resposta: MAR


As crianças estarão lendo quando forem capazes de perceber como as letras funcionam para representar os sons da língua e ao mesmo tempo possam entender o que estão lendo.


Lembro que o processo de Alfabetização, deve caminhar de maneira natural, significativo e gradativamente na direção do conhecimento de palavras, sílabas, letras e regras ortográficas.


A leitura inicial deverá ser interessante e prazerosa, para que não ocorra o risco de as crianças acharem que a leitura não serve para nada.

Toda criança deve entender que a leitura e a escrita têm uma função social
Uma recente alteração no Ensino Fundamental vem trazendo certo debate, e merece nossa atenção: a aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, que muda a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.
Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série (agora chamada de “primeiro ano”) com seis, e não com 7 anos de idade (como é no sistema atual). Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96), já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental.
As escolas tem até o ano de 2010 para se adequar à lei. Em algumas capitais brasileiras (e o Distrito Federal), o ensino fundamental de nove anos já é oferecido.
O importante de se discutir e refletir sobre esse assunto é se, realmente, essas mudanças irão melhorar o ensino nas escolas e irão preparar melhor o aluno, ou se essas novas mudanças apenas servirão para se trocar o nome do último estágio do ensino infantil pelo nome de primeira série do ensino fundamental.
Analisando páginas de algumas escolas particulares sobre o assunto, vemos que é, para elas, apenas uma questão de nomenclatura:
9 anos 8 séries
1º ano Jardim III
2º ano 1ª série
3º ano 2ª série
4º ano 3ª série
5º ano 4ª série
6º ano 5ª série
7º ano 6ª série
8º ano 7ª série
9º ano 8ª série
Por outro lado, a decisão permite (forçosamente) que alunos que não teriam acesso à pré-escola, alunos mais carentes, possam ter um ensino um pouco maior. Mas é claro que, como a medida vem sem demais ajustes no ensino fundamental, ela, sozinha, não consegue diminuir de forma concreta o abismo entre a qualidade dos ensinos público e privado
Photo Sharing and File Hosting at Badongo.com
Vamos fazer uma auto-avaliação com a turminha?
Que tal usar como apoio este simpático semáforo para fazer a galerinha pensar no que tem feito?




OPA!!! Já está na hora de parar para pensar: Estou fazendo certas coisas que estão deixando meus amigos e a minha tia tristes.Preciso melhorar...
Eu cometi um pequeno deslize, mas não vou mais fazer este tipo de coisa, preciso ter atenção!


Que bom!! Posso seguir desse jeitinho, meu comportamento é tudo de bom, e deixa todos felizes!


O Semáforo Elegante é um jeito divertido de trabalhar "certos tipos" de atitudes com a turminha, e nada melhor do que cada um reconhecer em que cor se enquadra o seu jeitinho de ser.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não lhe diz respeito, não se intrometa.
Não sabe fazer melhor, não critique.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Não lhe perguntei, não dê palpite.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverá melhor!
Material Pedagógico
O que não pode faltar na sala de aula?

1- Calendário (cartaz com a escrita dos numerais de forma visivel)
Objetivos:
Desenvolver a noção de tempo(ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro)
Reconhecimento de numerais.
Representação de numerais em sequência.
Noção de antecessor e sucessor.
Percepção de numerais como símbolos que representam quantidade (número) e acontecimentos (noção do tempo).
Resolução de situações problema.

2- Cartaz de Frequência

Objetivos:
Acompanhar, junto à turma, a frequência dos alunos.
Proporcionar a cada aluno a avaliação da sua própria frequência.
Encaminhar casos de alunos que apresentam infrequentes.
Levar o aluno a perceber o nome como uma palavra composta por letras e sílabas.
Ressaltar a importância de cada aluno no grupo.

3- Ficha de numerais (material para cada aluno).

Objetivos:
Reconhecimento de numerais formados por um ou mais algarismos.
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor ordem crescente e decrescente, acima e abaixo de, entre, próximo e distante de.
Desenvolver a noção de numeral (símbolo) e número (quantidade).

4- Cartaz "Quantos Somos"

Objetivo:
Desenvolver a noção de adição e subtração envolvendo a idéia de: a mais e menos que, mais e menos que, soma de parcelas, subtração de partes.

5- Cartaz de Sequência numérica

Objetivos:
Reconhecimento de numerais ( Percepção dos numerais que representam dezenas exatas, dos antecessors às dezenas exatas).
Visualização para assimilação da sequência numérica.
Relacionar numerais (símbolo) à número (quantidade).
Desenvolver a noção de antecessor e sucessor, maior e menor, acima e abaixode, entre, depois e antes de, mais próximo e mais distante de.

6- Alfabeto móvel

Objetivo:
Proporcionar atividades para que o aluno avance em relação ao nível da escrita.

7- Alfabeto de parede

Objetivo:
Reconhecimento das letras do alfabeto no que se refere ao nome-desenho-som.

8- Ficha do nome completo

Objetivos:
esenvolver atividades referentes ao nome próprio.
Ressaltar a importância do nome na formação da identidade.
Desenvolver no aluno a escrita correta do seu nome.

9- Material para leitura (revistas e livros)

Objetivos:
Desenvolver atividades que envolvem recortes.
Material de apoio ao professor frente à correção individual de atividade.
Desenvolver projetos de leitura.

10- Material para contagem

Objetivos:
Resolução de problemas matemáticos.
Representação de quantidades.
Desenvolver a noção de adição e subtração.
Relacionar número e numeral.

11- Cartaz dos aniversariantes do mês

Objetivos:
Relacionar numerais ao acontecimentos significativos (noção de tempo).
Considerar aspectos importantes para a formação da identidade (data do meu nascimento). Interação social- Relacionamento afetivo - Entrosamento entre os colegas.
Desenvolver a noção de tempo (ano-mês-semana-dia-manhã-tarde-noite-passado-presente-futuro).
Reconhecimento de numerais.
Construção do conceito de números (quantidade).
Representação de numerais como: símbolo social, quantidade.
Resolução de situação problema envolvendo a ideia de adição e subtração.
Ressaltar aspectos importantes na formação da identidade.

12- Caderno para fixação de teste dos alunos ( material para cada aluno)

Objetivos:
Registro das atividades dos alunos para apresentação em dia de reunião de pais. Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Obs: os cadernos devem ser encapados e guardados no armário da professora.

13- Três cadernos para o professor ( Reunião pedagógica, registro do desenvolvimento dos alunos e plano de aula)

Objetivos:
Acompanhamento dos assuntos discutidos em reunião pedagógica e administrativa.
Organização dos planejamentos diários.
Registro do desenvolvimento dos alunos.

14- Caixas encapadas para guardar o material de uso coletivo

Objetivos:
Apresentar aos alunos parâmetros para a organização.
Proporcionar condições para desenvolver nos alunos a responsabilidade frente ao uso de materiais que pertencem ao coletivo.

E outros... Atendendo a necessidade de cada turma!
http://proportoseguro.blogspot.com